Monday, June 16, 2014

5 anos de "7 Vidas"!

5 anos de "7 Vidas"! (7 Lives)
Algumas notas e histórias da produção........ por MZ

 As primeiras ideias do que viria a ser o disco "7 Vidas" começaram a aparecer por volta de 2006. Eu estava estudando composição com Charlie Banacos, um dos maiores professores e mentores que já tive. Apesar de ter trabalhado com ele por pouco tempo (3 meses) seus ensinamentos e entusiasmo me marcaram muito, e ainda são fundamentais em tudo que faço musicalmente.
Charlie faleceu há alguns anos, e todos nós alunos sentimos muito sua falta! Descobri depois de um tempo que essa experiência tão magnífica que tive com ele é, na verdade, algo muito comum entre seus alunos. É sempre interessante quando encontro com um ex-aluno de Charlie, todos parecem ter tido uma experiência muito parecida com a minha, de uma forma ou outra. Imaginem o quanto ele era especial!

Então, lá fui eu com uma porção de composições originais finalizadas debaixo do braço.  Eu chamei alguns de meus queridos amigos músicos, pessoas com as quais gosto de tocar e conviver, para tocar essas novas músicas.  O trabalho foi tomando forma, e com a ajuda e comentários positivos desses queridos artistas, nós finalizamos a pré-produção e entramos em estúdio para algumas sessões que geraram todo o disco, começando em Outubro de 2008. Me considero uma pessoa de muita sorte por poder contar com a participação destes músicos e amigos maravilhosos. O meu profundo agradecimento a: 
Gustavo Assis Brasil, Oriente Lopez, Itaiguara Brandão, Rodrigo Ursaia, Milene Corso, Dom Salvador, Cidinho Teixeira, Esperanza Spalding e Brandi Disterheft  por serem os melhores no que fazem, e por suas fantásticas contribuições ao projeto!



Produção: Histórias e ideias

No processo de planejamento do disco, da ordem das músicas e também do conceito do trabalho, eu tive a idéia de pedir a cada pianista para contribuir com uma composição.  A música de  Oriente Lopez "Spirit" é uma belíssima composição, e foi a primeira música de Oriente que eu toquei. Desde então, nós gravamos um disco todo com composições dele, chamado "Aguas Profundas".  "De Lá Pra Cá (From There to Here)", composição de Dom Salvador, é um de seus clássicos - você pode fechar seus olhos e, magicamente, através da interpretação e composição de Salvador, imaginar com clareza todo o movimento do samba-jazz, com seus ícones (e o próprio Salvador sendo um de seus maiores nomes!) e suas lendárias composições e performances... é incrível! Já a composição de Cidinho Teixeira "Magali" é uma música que eu toquei inúmeras vezes com Cidinho nas concorridíssimas noites de Samba-Jazz aos domingos no Zinc Bar em NYC. Uma grande música, super divertida de tocar, e que na minha opinião demonstra muito bem os múltiplos talentos de Cidinho: sua maneira única de tocar, escrever e seu groove inacreditável.


Painel dentro do CD - padrão da bateria na música "7 Lives"
Sobre as minhas músicas originais, acho que  "7 Lives" e "30" foram as mais difíceis de gravar. Do ponto de vista baterístico, eu quis criar algumas coisas que me desafiassem como instrumentista, mas também quis criar melodias e harmonias interessantes. Ambas as músicas têm ritmos e padrões complicados e exigentes de uma coordenação especial na bateria, o que me levou a horas e horas praticando!
A balada "Long Gone" também foi mais difícil de gravar por sua forma e as várias mudanças de compasso, porém, como falei antes, tenho tanta sorte de ter esses músicos fantásticos comigo nesse disco! O resultado ficou "melhor-impossível!"

Durante as sessões de estúdio, eu tive a ideia de fazer uma jam com Gustavo em duas músicas, uma meio estruturada e outra completamente livre, onde não falaríamos nada, somente tocaríamos pra ver o que acontece. Eu e Gustavo nos conhecemos há muito tempo, e já fizemos muitas dessas jams loucas e livres, desde que o conheci na Berklee College of Music em 1999. Tocamos várias gigs juntos, e gravamos um CD juntos ("Dig Trio", de 2003). Então imaginei que nossa química criaria resultados muito interessantes.  No final das contas, na hora da gravação não conseguíamos nos ver (por causa do nosso posicionamento no estúdio, que estava otimizado para a gravação do aúdio), então isso acabou tornando ainda mais especiais essas duas faixas que gravamos em duo: "Two Way Street" (partes 1 e 2).

Um tempo depois,  eu tive uma ideia para um arranjo da música de Wayne Shorter "Pinocchio", e tocá-la como um samba rápido. Pesquisei várias versões, e notei que a harmonia não era sempre consistente entre as versões, e que em vários casos as notas do baixo eram diferentes (em vários casos com Ron Carter no baixo), o que me levou a pensar mais livremente sobre o arranjo, e me estimulou a tentar algumas das minhas ideias diferentes também, sem medo do que poderia virar.  Eu adoro o Wayne, e adoro essa música!

Após a gravação de todas as faixas com o engenheiro Michael Brorby (que sempre faz um ótimo trabalho!) e gravar os vocais da Milene com minha amiga Chris Vandirlis, chegou a hora da mixagem e masterização.  Itaiguara me recomendou o grande Dave Darlington.  Dave é um dos caras mais incríveis que conheço! Desde que trabalhamos juntos no "7 Lives", a maioria dos meus discos e projetos passam obrigatoriamente nas mãos dele, e eu o recomendo para todo mundo! Meu amigo Marcos Vigio também me deu uma tremenda mão ao ouvir e comentar sobre a masterização e finalização do trabalho..... e, então, estava pronto o disco!


Áudio do CD pronto.... e agora? 

Outro grande amigo que me deu uma tremenda força nesse momento, e para falar a verdade, durante todo o processo, foi o fotógrafo e artista Peter Poby, que me ligava constantemente durante a produção do disco pra ter certeza que eu não tinha desistido frente às dificuldades que naturalmente surgem, especialmente em um projeto de natureza tão pessoal.  Poby "acertou incrivelmente a mão" na foto da capa e na arte do disco. Me lembro durante a sessão de fotos quando ele gritou, "É essa!! Pronto, já tenho a capa!" quanto tirou a foto que nós usamos. Pois é. Acertou mesmo.... Muito obrigado, Poby!!

Muitos amigos e pessoas queridas me ajudaram muito, e de várias maneiras - com conselhos, palavras de conforto, e com seus ouvidos,  a fim de que eu pudesse "testar" o material e ver a reação das pessoas.  A todos vocês (vocês sabem quem são, e o quanto eu enchi a paciência de vocês!) Sou eternamente grato.
A minha família, minha querida esposa, e todas as pessoas com quem toquei  durante todos esses anos - vocês me inspiram a tentar ser o melhor que posso ser, e isso é exatamente a idéia do disco - tentar chegar no nosso melhor, e como isso pode levar mais de uma vida... quem sabe talvez 7 vidas?

Gostaria de agradecer a vocês todos pelo constante apoio, força e interesse, e por ler esse blog (e por ouvir o disco também eu espero!) - que vocês se divirtam ouvindo o disco e lendo essas histórias, da mesma forma como nós nos divertimos gravando!
Até a próxima, mz
I am a drummer - percussionist - composer - artist based in New York City, NY. Please visit my website: http://www.mzdrums.com